IBGE lança Malha Setorial Intermediária 2019

O IBGE lançou no ultimo dia 30 a Malha Setorial Intermediária 2019 em formato digital, com a classificação de setores censitários em urbano ou rural, com a finalidade de atender demandas de planejamento territorial. Ao todo, são 444.261 setores censitários, que representam a menor porção territorial utilizada pelo IBGE para planejar e realizar pesquisas.

novo produto é compatível com escalas de 1:5.000 a 1:250.000. Todas as informações geoespaciais estão em formato Shp para aplicação em diferentes sistemas de informação geográfica e, em formato Kml, para visualizações na plataforma Google Earth.

Para maiores informações clique aqui

Última Atualização: 03/08/2020 17:08:38

Prefeitura lança Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), lançará na quarta-feira (15 de julho), às 15h, em webinar transmitido pelo Facebook (@smpedsp) e Youtube (@inclusaosp), o Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência.

O objetivo é produzir, reunir, analisar e divulgar dados estatísticos e analíticos relativos à pessoa com deficiência residente na cidade de São Paulo, assim como avaliar os serviços e políticas públicas voltadas à sua plena e efetiva inclusão na sociedade. A ideia é subsidiar o planejamento estratégico de políticas transversais e monitorar a realização progressiva dos direitos da pessoa com deficiência, de modo a se tornar um repositório de informação sobre este segmento.

O Observatório foi desenvolvido em parceria com o Sistema de Informação e Automação (SIAC), Startup de TI, Grupo de Arquitetura e Fábrica de Software (Garfsoft), Laboratório de pesquisa da Poli/USP e Fundação de Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

“Impossível fazer gestão sem dados confiáveis. Faltam estatísticas sobre o universo da pessoa com deficiência no Brasil. Com esta iniciativa, damos mais um passo na modernização da administração pública municipal”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

O munícipe, entidades, instituições e empresas poderão consultar o portal do Observatório no site:  www.observatorio.smped.prefeitura.sp.gov.br  e obter acesso aos gráficos com os dados de cada base.

Os painéis de dados que já estarão abertos ao público no lançamento são:

·         Análise do perfil das pessoas com Deficiência cadastradas no CadÚnico.

·         Análise do perfil dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino.

·         Perfil dos usuários do Bilhete Único Especial.

·         Demandas de acessibilidade no 156.

·         Participantes do Contrata SP Pessoa com Deficiência.

·         Estagiários com deficiência da Prefeitura de São Paulo.

·         Selos de Acessibilidade Arquitetônica.

·         Selos de Acessibilidade Digital.

·         Atendimentos da Central de Intermediação em Libras (CIL).

·         Atendimentos da Paraoficina Móvel.

O Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa transversal, que dialoga com todas as áreas e pastas da Prefeitura de São Paulo. Ainda, reúne os mais diversos indicadores relativos à pessoa com deficiência e estabelece correlações entre as áreas e compreende a pessoa com deficiência em sua totalidade.

Programação do webinar:

15h00 – Abertura com Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência

15h15 – GeoSampa – Indicadores na gestão pública, com Luciana Pascarelli, Coordenadoria

de Produção e Análise da Informação

15h30 – ObservaSampa, com Marilia Roggero, Coordenadora da Plataforma de Indicadores

da Cidade de SP

15h45 – USP – Construindo bases de dados, com Ana Rossi, Pesquisadora do GarSoft

16h00 – Observatório da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, Secretário Municipal da

Pessoa com Deficiência e Juliana Westmann, Coordenadora do Observatório

16h15 – Perguntas e considerações

16h30 - Encerramento

Última Atualização: 14/07/2020 11:13:18

Reuniões do Comitê Intersecretarial de indicadores

Devido à situação de teletrabalho que estamos vivendo, ficou acertado junto aos membros do comitê, reuniões setoriais relacionadas às atividades de atualização, elaboração e inserção de novos indicadores. Até o momento foram realizadas reuniões com a Secretaria Municipal de Transportes, Direitos Humanos e Cidadania, Pessoa com Deficiência, Verde e Meio Ambiente, Educação e Assistência Social.

Na primeira semana de agosto a equipe do ObservaSampa organizará reunião on-line com todas as secretarias a fim de apresentar os resultados dos trabalhos realizados no semestre.

Última Atualização: 22/06/2020 14:26:45

Secretaria Municipal de Saúde divulga dados diários da pandemia de COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde divulga boletins diários acerca da situação da pandemia de coronavírus no município.

Para ter acesso a esses boletins clique aqui!

Última Atualização: 28/04/2020 11:58:04

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada lança Projeto Acesso a Oportunidades