10ª Reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Comite Intesecretarial do Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo

Observa Sampa

1ª reunião ordinária em 29 de março 2019

Coordenação dos trabalhos: Marilia Roggero (Observa Sampa). Relatora: Rossella Rossetto.

Presenças do Secretário de Desenvolvimento Urbano Fernando Chucre, do diretor em exercício de Geoinfo, José Marcos Pereira de Araújo e de representantes das seguintes secretarias municipais: Verde e Meio Ambiente (SVMA), Justiça (SMJ), Pessoa com deficiencia (SMPED), Assistencia e Desenvolvimento Social (SMADS),Controladoria (CGM), Educação (SME), Habitação (Sehab), Saúde (SMS), Direitos Hunanos e Cidadania (SMDHC), Esportes (SEME), Finanças (SF), Cultura (SMC), Inovação e tecnologia (SMIT).

Pontos da reunião:

Apresentação do Observa Sampa, abordando:

• marcos legais;
  • papeis das secretarias e da coordenação do Observa Sampa. Renovação dos membros do Comite;
  • a estrutura e funcionalidade da nova plataforma a ser finalizada pela Prodam neste mes de abril e migração dos dados;
  • calendário anual dos trabalhos;
  •  reuniões setoriais para revisão e qualificação dos indicadores
  • Prazo e forma de atualização dos indicadores.

Questões lavantadas sobre a plataforma e respostas à elas:

• acessibilidade digital. Segundo a coordenadora do Observa Sampa há algumas funcionalidades previstas relacionadas à acessibilidade visual. Verificará outras possibilidades com a Prodam.
  • indicadores relevantes que representem as instituições e não sejam alterados ou substituídos com a mudança de adminitração. A coordenadora aponta que uma das ações, em elaboração, é a revisão da lei 14.153 de jnho de 2006
  • Necessidade de valorização da cultura de gestão por meio de indicadores. Esses devem ser coerentes com os objetivos a serem alcançados (no Observa estão os indicadores mais amplos e nas Secretarias indicadores mais detalhados). Há também demanda do TCM para avaliar políticas mediante indicadores. Os principais conjuntos de indicadores – PPA e Plano de Metas –  estão articulados com o Observa.

Encaminhamentos:

• Verificar com a Prodam os recursos do site relativos à acessibilidade (equipe Observa);
  • Montar processo SEI para indicação de membros (
  • Indicar membros para a portaria do Comite ( Secretarias);
  • Publicar portaria com atualização dos membros do Comitê (Observa/ SMDU);
  • Finalizar a plataforma e migração dos dados (Observa/Prodam);
  • Combinar reuniões setoriais (equipe Observa/ Secretarias)