Loading

Publicações

5ª Reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo
Imagem: ObservaSampa

5ª Reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Autor: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 27.11.2017

Você pode

Envie por email





Envie por email
Print Friendly
Compartilhar Facebook Twitter

ATA da Reunião ordinária do Comitê Intersecretarial de Indicadores – ObservaSampa. Ocorrida no dia 24 de novembro de 2017 Na sala 182, 18º  andar da SMUL.

Presenças: Prodam (Silvana), Gestão (Thiago), Sehab (Zoraide), SMDHC (Ricardo e Julia) , Educação (Marcelo), SVMA(Helia), SMC (Guilherme e Wladimir), SMTE(Tamara),SME (Marcelo e Welington),SMT (Diogo),SMADS (Elisandra e Viviane), SMPED (Bruno), SMPR (Patricia), SMUL (Marilia coordenadora; Vitor e Rossella)

A coordenadora do Comitê, Marilia, pede escusas pela ausência do especialista da Fundação Seade que apresentaria questões relativas à plataforma de indicadores. Virá em outra ocasião. Apresenta as mudanças no site do Observa. Cita exemplos do uso de indicadores pela imprensa. Apresenta cronograma anual de atividades para ano de 2018. Propõe acrescentar uma reunião em dezembro passando com essa, para seis reuniões no ano de 2018.  Proposta aprovada pelo Comitê. Propõe ainda reuniões bilaterais com cada secretaria para atualização dos indicadores do Observa. Anuncia que a equipe do Observa fará quatro cursos pela Emasp e outros na Escola do TCM. Por fim, apresenta balanço das atividades de 2017.

Temas discutidos pelos membros do Comitê:

Necessidade de avançar na construção de plataforma única de acesso aos indicadores do Município e de suas políticas. O objetivo seria o de otimizar e integrar os trabalhos de cada Secretaria e também facilitar a pesquisa para o usuário. No modelo ideal, os indicadores básicos deveriam estar todos no ObservaSampa e haveria link entre o site da Secretaria e o do ObservaSampa. Já os dados de monitoramento ficariam no site da Secretaria, como acontece na área da Saúde e Educação.

Necessidade de padronizar fontes de dados e procedimentos de coleta. Foi informado que o Comitê já estabeleceu algumas padronizações de coleta e disponibilização dos dados a serem inseridos no ObservaSampa. Recapitulando:

No caso da desagregação territorial, todas as informações, quando existir a possibilidade, serão fornecidas para o total do Município, por Prefeitura regional e distrito.

Foram padronizadas também as faixas etárias, a saber: para crianças em idade escolar não será utilizada as crianças de idade escolar acima da faixa etária que a PMSP atende, mas que não faria sentido para comparar com outros municípios. Exemplo: A PMSP atende também a População com idade entre 0 a 3 anos, mais as crianças de 4 anos completos a partir de 01/04 do ano civil.

Houve também a padronização da fonte de dados sobre população do Município, ou seja, o dado oficial utilizado é o da Fundação Seade.

Levantou-se ainda a necessidade de se padronizar a fonte das informações territoriais. Várias secretarias utilizam-se do Mapa oficial do Município, por meio do GeoSampa. Esse assunto será objeto de definição no próximo ano.

Encaminhamentos:

1) cronograma das reuniões 23/02/18; 27/04/18; 29/06/18; 24/08/18; 26/10/18 de dezembro de 2018 data a definir

2) datas dos cursos 06/03/2018; 12/06/2018; 04/09/2018; 06/11/2018 e na Escola do TCM datas a serem definidas

Conteúdos relacionados

Ver imagem anterior Ver próxima imagem
Prefeitura de São Paulo

Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL)
Prefeitura do Município de São Paulo
Rua São Bento, 405 – 17º. e 18º. Andar – Centro
CEP 01011-100 - São Paulo - SP

observasampa@prefeitura.sp.gov.br Central de Atendimento - 156
Apoio: Apoio - AppCivico Apoio - iota

Todo o conteúdo do site está disponível sob licença Creative Commons.

Hospedagem e desenvolvimento Prodam