6ª reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

ATA da Reunião ordinária do Comitê Intersecretarial de Indicadores

ObservaSampa (OBSP)

Ocorrida no dia 23 de fevereiro de 2018, no auditório do 18º andar da SMUL

Presenças: SMG (Thiago e Amanda), SEHAB (Fernanda), SMPED (Thais), SMSO (André Luis), SF (Tácio e Sandro), SME (Welington), SMTE(Daniel Bruno), SMPR (Patrícia e Tatiane), SMSU (Luis Flávio), SMDHC (Amanda e Ricardo), SVMA (Helia), SMS (Sylvia), SMRI (Felipe), SERS (Celso), SMADS (Elisandra e Viviane), SEME (Renata e Samara), SMJ (André), SMUL (Marilia coord; Vitor, Otavio, Rossella e Caio).

A coordenadora do Comitê, Marilia, abre os trabalhos da primeira reunião do comitê de 2018. Como há novos membros faz breve apresentação sobre as competências do comitê e das atribuições dos conselheiros. Esclarece que até 2016 OBSP estava na Gestão e só depois o portal veio para Geoinfo. As reuniões são bimestrais e talvez haja uma reunião extraordinária em dezembro de 2018. Os novos membros devem ser indicados via email e depois por ofício para poder constar a alteração na publicação do DOM. Em 2018 haverá a continuidade dos cursos do OBSP na Emasp. O site terá reestruturação pela Prodam para torná-lo mais acessível e fácil de navegar. Principal alteração é colocar em evidencia os indicadores.

Esclarece que não há impedimento de as Secretarias alterarem ou retirarem indicadores, depois de reflexão sobre a pertinência da ação; devem fazê-lo mediante justificativa. Além de romper com uma serie histórica pode haver, sempre, cobranças por parte de munícipes e órgãos de fiscalização.

Um das propostas neste ano é a de fazer análises a partir dos indicadores do OBSP. Cita experiência em curso da redação de “Informe Urbano” sobre violência contra a mulher.

Questões apresentadas e debatidas na reunião:

Plano de metas e a compatibilidade com OBSP

Os dados que estarão em ambos os portais são os indicadores de metas e não os de linhas de ação. É preocupação integrar os dois portais para que não haja solicitações duplicadas às secretarias e dados divergentes. É provável que no próximo período de atualização do OBSP (maio) haja equivalência entre as informações. Mas não é possível dar certeza dos prazos em função de problemas internos ao novo sistema de metas.

PPA e compatibilidade com OBSP e Plano de Metas

O desafio para esse novo PPA é o de construir um sistema de monitoramento por meio de indicadores que seja integrado para evitar retrabalho e discrepância de dados.

Integração de dados das Secretarias, OBSP, Controladoria/Transparência

Sugestão para que a Controladoria pudesse disponibilizar links para os sites da secretarias e não publicar planilhas que, visto a atualização de algumas informações, podem estar divergentes das que estão no site das secretarias.

Propostas para a próxima reunião do Comitê:

• Apresentação por parte de SMUL do perfil de uso dos dados do site do Observa.
• Apresentação por parte da Prodam da proposta de mudança do site.