7ª Reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

7ª Reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Autor: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 04.05.2018

ATA da Reunião ordinária do Comitê Intersecretarial de Indicadores – Observa Sampa

GEOINFO/ Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Ocorrida no dia 27 de abril de 2018, no auditório do 18º andar da SMUL.

Presenças:

Presentes: SMIT (Bruna Gonçalves), SMPED (Juliana Del Poente), SMSU (Luis Flávio Rodrigues), SMG (Vinicios Macario), SF (Tácio Piacentini , Sandro Palanca, Estevão Santos), SMTE (Thais Domingues), SMS (Patricia dos Santos), SMDHC (Ricardo Marchiori), SIURB (Pedro Algodoal), (Elisandra Silva), SEME (Samara Seiler), SEHAB (Fernanda Pinheiro e Monica Nogara), SME (Welington Moura e Valmir Freitas), SMUL (Marilia Roggero coord;  Otavio Prado e Rossella Rossetto)

A coordenadora do Comitê, Marilia, abre os trabalhos da segunda reunião de 2018, iniciando a reunião às 14: 40h. Apresenta a proposta de novo layout da pagina do Observa Sampa, que ainda não está no ar.  Informa da inserção de dois novos eixos: acessibilidade e pessoa com deficiência com 14 indicadores e PPA 2018 – 2021 com 45 novos indicadores inseridos.

Marilia propõe que se estabeleça um fluxo único para o envio de dados para o Observa com o objetivo não haver discrepâncias de informações em relação aos indicadores que estão concomitantemente no Plano de Metas e no PPA. Marilia propõe que sejam as secretarias , no momento de enviarem os dados para o Observa, façam também a indicação de quais são do Plano de Metas e do PPA.

Vinicius (SMG) divide os indicadores em dois grupos, sendo que um deles refere-se aos indicadores comuns aos dois instrumentos, Metas e PPA. Para os indicadores comuns concorda ser necessário estabelecer um fluxo único que deveria passar entre a Secretaria de Gestão e Fazenda. Para os demais cada secretaria enviaria para o Observa.

Estevao (SF). Concordou na necessidade de alinhar os fluxos. E evidenciou que o ponto critico está na periodicidade da atualização. O PPA tem atualização anual, enquanto o plano de Metas deve ser atualizado com freqüência maior. O fluxo ideal seria da Secretaria da Gestao para Fazenda. Aponta ainda outra questão que é a da necessidade de repactuação de alguns indicadores do Plano de Metas. Essa repactuação pode ser tornar um problema na medida que o plano de metas foi aprovado como  anexo na lei do PPA. Para isso estão discutindo janelas legais que considerem a repactuação dos indicadores.

Vinicios (SMG) aponta que a repactuação estará relacionada à intensidade de algumas metas.Cita como exemplo uma meta da habitação que poderia ser alterada para mais ou para menosAcredita que será mudanças pequenas e pontuais.

Sandro  e Tacio (SF) concordam que  se a mudança for pontual nao sera problema e é melhor mudar a meta.

Marilia apresenta uma questao levantada em curso dado no TCM e que se referia à possibilidade de criar alguma padronização para os indicadores que permitissem ser comparáveis.  Comenta sobre livors do IBGE denominados:  Panorama nacional e internacional da produção de indicadores sociais” e quanto esses estudos poderiam ser úteis para uma certa padronização de indicadores.

Ricardo (SMDH) – fala sobre grupo interno para obter leituras e coletar dados relativos aos vários programas e de casas de atendimento da Secretaria. Pensam em uma espécie de observatório interno de monitoramento dos programas pois os indicadores principais estão no Observa

Outra questão que surgiu refere-se aos dados do Infocidades elaborados por GeoInfo.  Samara (Esportes) propõe alinhar os dados porque da forma como está é de difícil elaboração. Marilia coloca que há uma hipótese de fundir o Infocidades com o Observa para permitir a somatória de esforços e também linguagens diferentes. Tabelas já prontas ao lado de ferramentas para a elaboração de novos dados.

Valmir (educaçao) sita o site do MEC como exemplo de sites que se atualizaram e trazem indicadores de fácil apreensão. Ficou mais fácil e atrativo.