8ª Reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Observatório de Indicadores da cidade de São Paulo

Reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores

Data: 31/08/2018

Presenças: SMSU, SMG, SVMA, SMPED, SMSu/Suplan, SMC, SF, Siurb, SMDE, SMS, SMSUB, Sehab, SMT, SMJ,TCM gabinete Conselheiro Mauricio Farias e técnicos de SMUL (Observa Sampa e Infocidades)

Assuntos tratados: atualização dos indicadores do Observa, mudanças no site do Observa, atualizações e fluxo entre Plano de metas e PPA e Observa.

Discussão:

Marilia apresenta a pauta constituída de informes, período de atualização de indicadores (maio e novembro), cursos de capacitação que podem ser dados para as Secretarias. Coloca o motivo da presença dos colegas do Infocidade e coloca a necessidade de ajustes entre alguns indicadores como, por exemplo, o de habitação

Zoraide Sehab – Apresenta a nova diretora de planejamento. Pede que envie solicitação e marquem conversa  específica sobre as diferenças entre a forma de atualização dos indicadores entre Infocidades e Observa.

Vinicios (Gestão)– programa de metas. Salienta que o fluxo de atualização dos indicadores que fazem parte do Plano de metas  é constituído por: envio para gestão (Metas)  e eles enviam para o Observa.

Valdson (Meio Ambiente) – a SVMA não atualizaou os indicadores por estar revendo em função da mudança de pessoas.

Horacio e Harmi (TCM) : explica o porque do interesse dos assessores acompanharem a reunião. O Conselheiro Mauricio Farias  analisa as contas da prefeitura de 2015. Sentem falta de indicadores.  Não querem ficar apenas nos números do orçamento, mas querem observar o PDE, o plano de metas  e os indicadores do Observa para compor a avaliação da prefeitura; querem ver resultados concretos dos gastos. Saúde e educação apresentam os melhores indicadores. Todos os demais, habitação, cultura, meio ambiente, faltam indicadores que mostrem o que vem sendo feito com os recursos.

Marilia: talvez seja necessário rever alguns indicadores que não indicam quase nada. Seria importante ter indicadores de acompanhamento das políticas públicas. Marilia apresenta as mudanças que devem ocorrer nos próximos meses (até o fim do ano) em relação aos “miolos” da plataforma do Observa, isto é como acessar as informações, como apresentá-las, download, etc. As mudanças vão no sentido de simplificar algumas funcionalidades, reduzir as informações que hoje compõe o que se chama de “tabela de dados” e disponibilizar as colunas que realmente interessam. Comenta ainda que os dados serão abertos (CLSX e CSV).

Silvia (Saúde): salienta em relação às diferenças de resultado que muitas vezes depende de como a informação é solicitada: os números aparecem diferente mesmo sendo a mesma fonte. Em relação ao Observa coloca que a funcionalidade de criar um indicador a partir dos dados existentes é complicada porque pode gerar relações cujos resultados não fazem sentido algum e não divulgam uma boa informação. Acha que o Observa deve repensar essa funcionalidade.

Thais (Trabalho): Traz como referencia o site do Observatório do trabalho onde é possível criar tabelas e gráficos a partir de comparações que o usuário faz. Apesar de ser um site mais  simples que o Observa avalia como positiva essa função.

Marilia:  Sugere que os indicadores sejam reavaliados em sua relevância e consistência ate dia 31 de outubro.

Vinicius (Gestão) : Lembra que as linhas de ação das metas viraram indicadores do PPA. Esses indicadores do PPA irão para o Observa. São 70 indicadores de linha de ação

Estevao Fazenda: seria interessante fazer um mapeamento de quem são as pessoas, O ideal seria uma única pessoa

Thais Deficiência:  Dependem de dados de outras secretarias para responder ao indicadores. Marilia ficou de chamar as outras Secretarias para ver os dados que são transversais a essas.

Encaminhamentos:

1)      Revisão dos indicadores por parte das Secretarias ate o dia 31 /10/2018 para a inserção ou exclusão da plataforma do Observa. Os indicadores devem ser revistos em relação à sua relevância para a política ou temas que a Secretarias tratam e quanto a possibilidade de atualização.

2)      Em relação à Sehab.  Observa ficou de enviar solicitação de adequação dos indicadores para que são convergentes com os apresentados no Infocidade. Objetivo: apresentar  mesmos resultados

3)      Em relação à solicitação do TCM.  Observa fará reuniões para identificar indicadores de monitoramento existentes ou que poderiam ser criados e que possam servir ao escopo do tribunal e ao mesmo tempo, para as Secretarias.

4)      Observa fará contato com secretarias que estão relacionadas ao tema pessoa com deficiência para facilitar a obtenção de dados