A mobilidade das mulheres na cidade de São Paulo
Imagem: Onibus

A mobilidade das mulheres na cidade de São Paulo

Autor: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Informes Urbanos. | 12.12.2016

O estudo feito a partir de uma pesquisa realizada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, mostra que as mulheres utilizam o transporte público coletivo com mais intensidade e andam mais a pé do que os homens. A utilização desses dois tipos de modais representa 74,6% dos deslocamentos feitos pelas mulheres, contra 62,5% dos homens.

O estudo aponta ainda que as mulheres mais pobres são as que mais utilizam esses transportes. Em uma família com ganhos mensais menores que R$ 1.244, 50% das viagens são feitas caminhando e 28% de ônibus.

A diferença entre gêneros ocorre especialmente na direção de um automóvel. Enquanto apenas 13,7% das viagens das mulheres são feitas por elas mesmas dirigindo, praticamente o dobro são realizadas por homens (26,4%).

Confira aqui o estudo na íntegra