Domicílios chefiados por mulheres aumentam cerca de 50% na última década
Imagem: informe urbano - domicílios mulheres

Domicílios chefiados por mulheres aumentam cerca de 50% na última década

Autor: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano | 30.10.2012

Segundo o Censo 2010 do IBGE, o Município de São Paulo possuía 11.253.503 pessoas residentes, sendo 47,4% homens e 52,7% mulheres. As mulheres brancas representavam 61,2% da população feminina e as negras, 36,5%. As indígenas perfaziam apenas 0,1% desse contingente.

De um total de 3.578.674 domicílios permanentes registrados no município, em 2010, 44,1% tinham mulheres como responsáveis, fato que representou um aumento significativo no período intercensitário 2000- 2010. Em 2000, as mulheres chefes de família (1) no MSP representavam 29,1% em relação ao total dos domicílios.

Os mapas a seguir representam as taxas de chefia familiar por gênero, segundo as Subprefeituras. Quando se observam as diferenças no espaço intra-urbano, nota-se que, entre as Subprefeituras existe uma disparidade de situações quanto ao predomínio de homens ou mulheres na chefia das famílias, não sendo possível identificar um padrão territorial na distribuição espacial dessas situações. Em 2000, as maiores taxas de chefia masculina estavam em cerca de 75%, As mais elevadas taxas de chefia feminina estavam em torno de 35%.

Em 2010, somente na Subprefeitura de Perus, a taxa de chefia feminina permanecia inferior a 40%, sendo equivalente a 36,5%. As maiores taxas femininas encontravam-se na Subprefeitura de Cidade Tiradentes, na qual, as mulheres representaram quase a metade dos responsáveis pelo domicílio (48,8%). Na periferia da Zona Sul, na Subprefeitura de Parelheiros, a referida taxa também aumentou significativamente, perfazendo 46,7%.

Para acesso ao documento completo clique aqui.