Escritórios e comércio horizontais resistem ao boom imobiliário no Centro Expandido
Imagem: São Paulo - Centro

Autor: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Informes Urbanos. | 05.11.2015

A cidade de São Paulo, por seu dinamismo econômico, recebe um grande aporte de investimentos imobiliários, que promovem transformações em localizações privilegiadas, próxima aos centros de emprego e com boa oferta de infraestrutura urbana. Este fenômeno que se intensificou a partir da década de 70, propiciou a paulatina substituição dos usos horizontais por verticais tendo como decorrência a transformação de vários bairros paulistanos, especialmente aqueles que se expandiram a partir do centro da cidade na direção sudoeste.

No entanto, o avanço do uso vertical sobre o horizontal não impede que ainda sobrevivam casas, comércios e serviços em unidades térreas ou sobrados.

Na medida em que o processo de verticalização impacta uma cidade, ocorre automaticamente a valorização dos imóveis existentes. As incorporadoras vão aos poucos consumindo o estoque de edificações horizontais até um determinado limite. E os mecanismos que resguardam as remanescentes são pouco analisados.

Mas qual é este limite e quais são os mecanismos que resguardam os usos horizontais remanescentes? Sendo essa uma questão pouco explorada, o presente Informe tem como objetivo investigar as transformações da cidade horizontal na última década. Isto é , das casas e sobrados, de uso residencial ou comercial, sobretudo nas áreas valorizadas de São Paulo.

Confira aqui o estudo na íntegra.