Loading

Publicações

Fundação Seade divulga o mapeamento da atenção à primeira infância no Estado de SP
Imagem: Primeira Infância

Fundação Seade divulga o mapeamento da atenção à primeira infância no Estado de SP

Autor: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 12.09.2017

Você pode

Envie por email





Envie por email
Print Friendly
Compartilhar Facebook Twitter

O Índice Paulista da Primeira Infância – IPPI reflete a capacidade dos municípios do Estado de São Paulo de promover o desenvolvimento infantil por meio do acesso aos serviços de saúde e educação voltados às crianças menores de seis anos, classificando os municípios do Estado segundo as dimensões educação e saúde.

Na dimensão saúde, o indicador de esforço é composto pelas variáveis percentual de nascidos vivos com baixo peso ao nascer (menos de 2,5 kg) e percentual de partos não cesarianos no SUS, enquanto o indicador de resultado é formado pelas variáveis taxa de mortalidade na infância (menores de cinco anos) e taxa de mortalidade por causas evitáveis em menores de um ano (clique aqui para acessar a relação de causas evitáveis).

Para a educação, o indicador de cobertura compreende as variáveis matrículas em creche em relação à população de 0 a 3 anos e matrículas em pré-escola em relação à população de 4 e 5 anos. O indicador de qualidade abrange as variáveis número médio de profissionais, por turma, em creches nas redes pública e conveniada e número médio de docentes com ensino superior, para cada 26 crianças, em creches nas redes pública e conveniada.

A atual publicação do IPPI que divide a população de 0 a 5 anos em seis grupos (muito baixo a muito alto) destaca que nos dois grupos com os melhores resultados (alto e muito alto), encontravam-se 194 municípios (30% do total dos municípios paulistas), em 2014, nos quais viviam quase 820 mil crianças de 0 a 5 anos de idade, correspondendo a 24% das crianças paulistas desta faixa etária. Destes municípios, 65% (126) eram de pequeno porte, com até 25 mil habitantes. Entre aqueles com população superior a 100 mil pessoas, 24 pertenciam a esses dois grupos, representando 32% dos municípios paulistas deste porte. Da população estadual de 42,7 milhões de habitantes, em 2014 a população de 0 a 5 anos eram um pouco mais de 3,4 milhões. Os grupos 3 (médio baixo) e 4 (médio) do IPPI concentravam a maioria dessa população (61,7%), sendo importante observar que no grupo 4 (médio) estava classificado o município de São Paulo, que abrigava quase 940 mil crianças nessa faixa etária, 44,5% do total desses dois grupos.

Para acesso ao Estudo na íntegra acesse aqui.

Conteúdos relacionados

Ver imagem anterior Ver próxima imagem
Prefeitura de São Paulo

Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL)
Prefeitura do Município de São Paulo
Rua São Bento, 405 – 17º. e 18º. Andar – Centro
CEP 01011-100 - São Paulo - SP

observasampa@prefeitura.sp.gov.br Central de Atendimento - 156
Apoio: Apoio - AppCivico Apoio - iota

Todo o conteúdo do site está disponível sob licença Creative Commons.

Hospedagem e desenvolvimento Prodam