Loading

Publicações

Novos indicadores mostram melhoria na mobilidade
Imagem: Onibus

Novos indicadores mostram melhoria na mobilidade

Autor: Secretaria Municipal de Gestão | 13.03.2015

Você pode

Envie por email





Envie por email
Print Friendly
Compartilhar Facebook Twitter

Estão disponíveis no site do Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo (Observa Sampa) os 16 indicadores da SPTrans, referentes ao tema de Mobilidade Urbana, devidamente atualizados. Os resultados são positivos.

No final de fevereiro foram atualizados no site do Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo (Observa Sampa) os indicadores da SPTrans, que se referem ao tema da Mobilidade Urbana. De uma forma geral, os índices tiveram evolução positiva, mas alguns se destacaram nesse cenário:

• Somente em 2014 foram implantados 142 km de ciclovia, número mais elevado do que o dobro da soma dos sete anos anteriores;

• A frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida passou de 59,5% em 2012 para 78,9% em 2014;

• Diminuiu o número de passageiros por veículo da frota municipal de transporte por quilometro percorrido nos dias úteis. Enquanto em 2012 a média era de 830 passageiros, em 2014 esse número diminuiu para 729;

• Em 2014, foram implantados 77,8 km de faixas exclusivas de ônibus;

• Ocorreu substantiva melhora nos tempos médios de percurso das linhas do sistema de transporte. Isso se verificou tanto no pico da manhã, na direção bairro-centro, que diminui de 66 minutos em 2012 para 61 em 2014, quanto no pico da tarde, na direção centro-bairro, que saiu de 69 minutos para 64.

Ao todo, 16 índices foram atualizados: Tempo médio de percurso das linhas do sistema de transporte – pico manhã (em minutos); Tempo médio de espera para embarque nos pontos de parada dos corredores exclusivos monitorados (em minutos); Velocidade comercial média dos veículos do sistema de transporte – pico manhã (em km/h); Nível de limpeza, conservação e manutenção da frota de veículos do sistema de transporte municipal; Frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida (%); Tempo médio para transferência dos usuários nos terminais inteligentes – pico da manhã (em minutos); Passageiros por veículo da frota municipal de transporte (por km percorrido); Passageiros por veículo da frota municipal de transporte (por dia); Tempo médio de percurso das linhas do sistema de transporte – pico tarde (em minutos); Corredores exclusivos de ônibus (em km); Índice médio de cumprimento de partidas de ônibus (%); Velocidade comercial média dos veículos do sistema de transporte – pico tarde (em km/h); Lentidão máxima média no trânsito – pico da manhã (em km); Lentidão máxima média no trânsito – pico da tarde (em km); Ciclovias implantadas (em km); e Faixas exclusivas de ônibus implantadas (em km).

Previsões

Periodicamente, assim como esses, outros indicadores também passarão por atualização em datas predeterminadas, num moto-contínuo. A proposta da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Inovação em Serviços Públicos (Cacisp), responsável pelo observatório, é atualizar indicadores no mês seguinte ao da atualização da execução das metas do Programa de Metas 2013-2016, ou seja, em fevereiro, maio e setembro. Mas não todos de uma única vez, pois cada secretaria e cada base de dados tem uma data diferente de atualização. Saúde e Educação, por exemplo, divulgam seus novos índices no mês de maio de cada ano.

O que é e para que serve

O Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo, previsto na meta 118 do Programa de Metas 2013-2016, é um portal com sistema de indicadores georreferenciados da prefeitura e da cidade, acompanhado de análises setoriais importantes para a elaboração e avaliação de políticas públicas.

Lançado em 15 de dezembro de 2014, o Observa Sampa oferece atualmente cerca de 290 indicadores – em séries históricas e mapas –, muitos deles regionalizados por subprefeituras e distritos. Mas esse número pode aumentar, uma vez que todos os órgãos municipais estão sendo incentivados a criar novos.
Dentre os objetivos do observatório estão o aperfeiçoamento das formas de participação popular no monitoramento das políticas públicas, a ampliação dos mecanismos de acesso à informação e a disseminação e produção de estudos e dados que facilitem a cooperação entre os órgãos da prefeitura.

Veja os detalhes no Observa Sampa

Link para a notícia

Foto: Fábio Arantes

Conteúdos relacionados

Ver imagem anterior Ver próxima imagem
Prefeitura de São Paulo

Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL)
Prefeitura do Município de São Paulo
Rua São Bento, 405 – 17º. e 18º. Andar – Centro
CEP 01011-100 - São Paulo - SP

observasampa@prefeitura.sp.gov.br Central de Atendimento - 156
Apoio: Apoio - AppCivico Apoio - iota

Todo o conteúdo do site está disponível sob licença Creative Commons.

Hospedagem e desenvolvimento Prodam