Persiste a alta desigualdade de renda no Município de São Paulo
Imagem: Paraisópolis. Município de São Paulo.

Persiste a alta desigualdade de renda no Município de São Paulo

Autor: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano | 04.08.2014

Muito se tem noticiado sobre a mudança positiva no quadro de distribuição de renda no País ocorrida na década passada, fruto não só da retomada do crescimento econômico, mas, sobretudo, das políticas sociais de transferência de renda e de valorização do salário mínimo vigente. De fato, a análise da evolução do Coeficiente de 1 Gini da Renda Domiciliar per capita , principal instrumento utilizado para esta mensuração, revela um acentuado declínio de seus índices para o País a partir de 2001, indicando melhora na distribuição dos endimentos. O Coeficiente de Gini busca captar numa escala de 0 a 1 o grau de concentração de renda, onde zero significa a perfeita igualdade na distribuição, e 1 a máxima concentração.

No contexto municipal, todavia, não há a possibilidade de um acompanhamento contínuo (anual) deste indicador, dado que informações detalhadas sobre a distribuição de renda dos residentes de cada município somente são obtidas a cada 10 anos, quando da realização dos censos demográficos pelo IBGE. Assim, com a divulgação dos resultados do último Censo, de 2010, abriu-se a oportunidade de analisar as mudanças no perfil de distribuição para os municípios e verificar quais se ajustaram à tendência apontada acima e quais foram exceções à regra.

Dados apresentados no portal “Atlas do Desenvolvimento 2 Humano no Brasil 2013” cobrindo as informações dos municípios brasileiros coletadas nos últimos três censos demográficos revelam que, se entre os anos de 1991 e 2000 observou-se um agravamento na concentração de renda, entre 2000 e 2010 houve uma substancial melhora.

Para acesso ao documento completo clique aqui.