Relatório Anual de Atividades – ObservaSampa (2017)
Imagem: Notícia

Relatório Anual de Atividades – ObservaSampa (2017)

Autor: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 15.01.2018

O Observatório de indicadores da cidade de São Paulo completa em dezembro de 2017 três anos de existência. É um sistema relativamente recente, que desde 2016 vem sendo estruturado de forma a ser o site referência em indicadores sobre o município de São Paulo. É também desde 2016 que as atualizações dos indicadores existentes estão sendo realizadas e no ano de 2017 tivemos alguns avanços não apenas no sistema, mas também no trabalho de coordenação como um todo:

1 – Reestruturação do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo. Esse comitê é de fundamental importância, pois nele estão reunidos representantes de todas as secretarias municipais que deliberam sobre a inserção de novos indicadores, alteração, quando necessário ou mesmo exclusão. Além disso, as reuniões do comitê são abertas e um espaço onde todos podem sugerir sobre melhorias do site ou mesmo sobre o que seria interessante mensurar para melhorar o desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas.

2 – Estruturação do curso sobre indicadores e utilização da plataforma do ObservaSampa. Foram duas edições do curso na EMASP com duração de 4 horas cada curso. Uma edição in company na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e uma edição na Escola do Tribunal de Contas do Município. Esses cursos são importantes para que os servidores conheçam o portal, saibam acessá-lo e tenham ciência da importância dos indicadores na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas implementadas em nosso município.

3 – Programa de Metas – o Observasampa está em trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão visando a publicação dos indicadores do Programa de Metas na plataforma do ObservaSampa. Essa parceria é fundamental para dar visibilidade e transparência do Programa de Metas que terá mais de um canal de divulgação e acompanhamento do cumprimento dessas metas.

4 – Estruturação de uma tabela gerenciadora de todos os indicadores que se encontram publicados no ObservaSampa, juntamente com um modelo estruturado de metadados visando manter todo o histórico dos indicadores, das variáveis que os compõe e também a qualidade dos dados.

5 – Elaboração de relatório interno em julho de 2017 com o histórico da transferência do ObservaSampa da Secretaria de Gestão desde junho de 2016 até o presente momento. Esse relatório foi fundamental para que os servidores envolvidos na equipe do ObservaSampa saibam de todos os passos e estrutura dos trabalho realizados até o presente momento.

6 – Proposta de reestruturação da plataforma visando uma melhor performance, diminuição dos custos de manutenção e também maior acessibilidade do site. Essa proposta de reestruturação teve suporte dos relatórios mensais de acesso ao site, disponibilizados pela Prodam.

7 – Acompanhamento do número de acessos do site por meio de relatórios mensais detalhados.

8 – Atualização dos indicadores realizada em duas etapas – a primeira em maio e a segunda em novembro. Esses dois períodos de atualização foram acertados junto com o Comitê.

9 – Inserção do tema Zeladoria – incentivo às secretarias que apresentam maior dificuldade de compilação e mensuração para que publiquem seus dados no portal.

10 – Realização de reuniões setoriais com todas as secretarias sempre visando a revisão e atualização dos indicadores que se encontram publicados na plataforma.