Relatório Anual de Atividades – ObservaSampa (2018)

Relatório Anual de Atividades – ObservaSampa (2018)

Autor: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) | 28.02.2019

O Observatório de indicadores da cidade de São vem sendo estruturado desde 2016 de forma a ser o site referência em indicadores sobre o município de São Paulo. Desde então passou por uma série de alterações, desde a página inicial como abas novas referentes aos temas acessibilidade e zeladoria. Dentre as ações realizadas no ano de 2018 destacamos:

1 – Manutenção e ampliação das discussões do comitê Intersecretarial de Indicadores, incluindo apoio ao programa de metas e os plano plurianual. Além disso, as reuniões do comitê são abertas e um espaço onde todos podem sugerir sobre melhorias do site ou mesmo sobre o que seria interessante mensurar para melhorar o desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas.

2 – Continuidade das edições do curso sobre indicadores e utilização da plataforma do ObservaSampa. Foram três edições do curso na EMASP com duração de 4 horas cada curso. Uma edição edição na Escola do Tribunal de Contas do Município e também participação em mesa sobre indicadores de gênero para os estudantes de Gestão de Políticas Públicas na USP Leste. Esses cursos e palestras são importantes para que servidores/cidadãos conheçam o portal, saibam acessá-lo e tenham ciência da importância dos indicadores na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas implementadas em nosso município.

3 – Participação da equipe ObservaSampa em grupo de trabalho sobre indicadores da Secretaria de Direitos Humanos. A palestra foi dada para todo o grupo de trabalho com a intenção de remodelar e repensar acerca dos indicadores elaborados pela secretaria.

4 – Alteração da página inicial do site com a intenção de facilitar o acesso para os usuários aos indicadores, direcionando-os para os temas.

5 – Aprovação da reestruturação do miolo do site, visando a melhoria navegação no site e também o acesso à informação e download das tabelas.

6 – Acompanhamento do número de acessos do site por meio de relatórios mensais detalhados.

7 – Atualização dos indicadores realizada em duas etapas – a primeira em maio e a segunda em novembro. Esses dois períodos de atualização foram acertados junto com o Comitê.

8 – Realização de reuniões setoriais com todas as secretarias sempre visando a revisão e atualização dos indicadores que se encontram publicados na plataforma.

9 – Início do projeto de reestruturação da plataforma, visando à facilidade de acessos aos dados via download com previsão de entrega para abril/2019