Lupa de pesquisa de indicadores
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INSTITUCIONAL

ObservaSampa

O Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo (ObservaSampa) é uma política pública de Estado que tem por objetivo apresentar dados, indicadores e evidências sobre a cidade de São Paulo e suas políticas públicas, por meio de estudos, publicações, dados abertos, representações visuais e outros meios.


O ObservaSampa é gerido pela Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação (CAGI) da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), que atua na articulação, promoção e disseminação de informações (dados, indicadores, diagnósticos e avaliações) sobre a realidade da cidade, seus cidadãos e suas políticas públicas, fomentando a cultura de políticas públicas baseadas em evidências na Prefeitura de São Paulo.

Histórico e atuação

A Plataforma do ObservaSampa surgiu em 2014, no âmbito da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG). Desde então, passou pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). A partir de 2022, foi o ObservaSampa foi reformulado pela Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP) da Secretaria do Governo Municipal (SGM), de acordo com os Decretos nº 61.036, de 7 de fevereiro de 2022, e nº 61.970, de 16 de novembro de 2022.


O Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo tem recebido a colaboração da academia, da sociedade civil e dos órgãos e secretarias da administração municipal desde sua concepção. O conteúdo desta plataforma é composto a partir de dados produzidos pelas diversas secretarias, empresas e autarquias municipais, bem como por dados obtidos na esfera estadual e nacional. Nesse sentido, destaca-se a parceria firmada entre a Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação e a Fundação SEADE, que objetiva automatizar a obtenção de dados econômicos e populacionais estimados por esta Fundação.


A recente reformulação da plataforma também contou com diversas parcerias. A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) tem colaborado na melhoria do front-end (interface gráfica da plataforma), a partir do design e da API desenvolvidos na própria SEPEP, com o uso de softwares livres. O banco de dados do sistema é gerenciado por SEPEP por meio do módulo de administrador do ObservaSampa, desenvolvido pela PRODAM. Os painéis interativos foram criados pela própria Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação, e contaram com a parceria da Microsoft, que forneceu o treinamento técnico, possibilitando que a equipe tenha autonomia no desenvolvimento e manutenção dos mesmos.


Além disso, a atuação deste Observatório está ligada, conforme prevê o Decreto nº 61.970/2022, ao processo de proposição, qualificação e apresentação de dados e indicadores na Cidade de São Paulo, discutido no Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo (GTI-Indicadores) e observando as determinações da Lei Municipal nº 14.173/06. Dessa forma, o ObservaSampa atua em consonância às inciativas de inovação, transparência, governo aberto e fortalecimento da integridade pública, construindo parcerias com diversos órgãos e Secretarias Municipais, com a academia e a sociedade civil e com instituições públicas estaduais, nacionais e supranacionais. Por meio dessa interlocução, o ObservaSampa objetiva gerar capacidades estatais e fomentar a cultura de políticas públicas baseadas em evidências na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Equipe

Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação - SEPEP

Henrique Pougy
Coordenador Substituto e Cientista de Dados


Marilia Araujo Roggero
Coordenadora de Avaliação e Gestão da Informação


Ana Carolina Alves da Silva Macedo
Estagiária - Sistemas de Informação


Fernando Peres Rodrigues
Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental


Jacques Felipe Iatchuk Vieira
Residente em Gestão Pública - Jurista


Lucas Aversa Martins
Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional (TI)


Maria Gorete da Silva
Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional (Economia)


Assessoria Técnica - SEPEP

Marina Medeiros de Oliveira Santos
Chefe da Assessoria Técnica


Maria Luiza Gedeon
Assessora Técnica


Lethicia Souza
Estagiária - Gestão de Políticas Públicas


Renan Fanelli Silva Alves
Designer


Mathias Beissel Cipolatti
Estagiário - Design


Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia - SMIT

André Tomiatto de Oliveira
Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação


Andrew Solera
Diretor de Dados e Plataformas Tecnológicas


Dennis Cardoso da Cunha
Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional em TIC


Nobuyo Ishihara
Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional em TIC


Murillo Corvino Rocha
Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional em TIC


Pedro Henrique De Menezes Ayala -
Estagiário - TI